De abrir as janelas por um curto período até o cuidado com mofo e bolor, saiba como manter a casa arejada no inverno
Manter a casa arejada no inverno é importante para que os espaços continuem saudáveis e não causem problemas aos moradores, especialmente as doenças respiratórias, comuns nesta época do ano, como rinite, alergias, gripes e resfriados.
Além das enfermidades comuns do inverno, ambientes fechados também causam outros problemas, como umidade nas paredes, mofo e bolor.
Contudo, nesta época de dias muito frios, manter a boa circulação de ar nos cômodos de uma residência pode parecer um desafio.
Por isso, preparamos esse conteúdo com as melhores dicas sobre como manter a casa arejada no inverno. Boa leitura!
Saiba também: Saiba identificar os principais sinais de que está na hora de reformar a casa
Conheça as melhores práticas para manter a casa arejada no inverno
Abra as janelas por um período
A primeira dica sobre como manter a casa arejada no inverno pode parecer impossível por conta do frio.
Mas, atualmente, é possível identificar nos aplicativos de smartphone os horários do dia em que a temperatura estiver mais agradável. Aproveite esse período para abrir um pouco as janelas e deixar o ar circular pelos cômodos da sua casa.
Reduza o número de objetos
Em seguida, lembre-se de diminuir o número de objetos que possam juntar poeira na sua residência durante o verão, como livros, decoração e miniaturas, por exemplo.
Lave tapetes e cortinas
Assim como as roupas que ficam muito tempo guardadas, os tapetes e cortinas precisam ser lavados com frequência nesta época do ano para evitar que causem as rinites alérgicas, por exemplo.
Evite usar espanador
Outra dica importante sobre como manter a casa arejada no inverno é utilizar o aspirador ao invés dos espanadores.
Apesar de dar mais trabalho no dia a dia, essa dica é importante para evitar espalhar poeira pelos ambientes e que possa prejudicar os moradores, especialmente os que têm maior propensão para alergias.
Troque a roupa de cama com frequência
Em épocas de baixas temperaturas, a roupa de cama também precisa ser trocada com maior regularidade para evitar que causem os problemas respiratórios.
Neste ponto, trocar lençóis, edredons, cobertores, além de lavar travesseiros e fronhas semanalmente é uma excelente opção.
Utilize desinfetantes
Por falar em lavagem, usar desinfetantes na rotina de limpeza dos ambientes é uma medida eficaz para matar bactérias, vírus e fungos, mesmo em uma época em que as janelas ficam a maior parte do dia fechadas.
Tenha atenção com focos de mofos e bolor
Por fim, mesmo com todas essas dicas, no inverno, é possível encontrar pontos de mofo e bolor.
Neste caso, ao primeiro sinal de mofo ou bolor, recorra a um produto específico para eliminar os fungos e evitar maiores consequências.
Você pode se interessar também por: 5 vantagens de investir em design de interiores
Conte com a Oyó para realizar a reforma dos seus sonhos!
Como visto, manter a casa arejada no inverno requer algumas práticas diferentes do resto do ano, além de um cuidado adicional para evitar umidade, mofos, bolores e até doenças respiratórias comuns nesta época do ano, como as rinites alérgicas.
Porém, alguns cômodos, principalmente banheiros e cozinha, podem estar muito prejudicados por conta da umidade, por exemplo, e somente uma reforma é capaz de solucionar o problema.
Nesses casos, a Oyó está pronta para te ajudar! Somos especialistas em diversos serviços. Conheça:
- Reformas em geral
- Pequenas construções
- Projetos e design de interiores
- Consultoria e planejamento
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a realizar os seus sonhos!