Dos comuns aos solares, saiba quais são os principais tipos de vidros e suas aplicações em empreendimentos residenciais
Você conhece os principais tipos de vidros e suas utilidades para construções residênciais? Atualmente, existem diversas opções, mas os mais utilizados são o comum, temperado, refletivo, laminado, laminado-refletivo, acústico e solar.
Nesse sentido, além de contribuir com o design dos empreendimentos, os vidros são utilizados nas construções residenciais, com objetivo de garantir conforto térmico e acústico, a partir da redução dos ruídos externos, bem como evitar que a incidência dos raios solares provoque a alta temperatura.
Além disso, o vidro também pode ser refletivo para evitar que as pessoas olhem para dentro de uma casa, por exemplo, e promover mais privacidade para um lar.
Por fim, nos últimos anos, dentre os principais tipos de vidros, uma opção que ganhou destaque são os produtos para fechar sacadas.
Continue a leitura deste conteúdo e saiba tudo sobre os principais tipos de vidros e suas utilidades.
Leia também: Saiba identificar os principais sinais de que está na hora de reformar a casa
Saiba quais são os principais tipos de vidros
Comum (Float)
Dentre os principais tipos de vidros, o float é o vidro comum, que apresenta diversas opções de cores, tamanhos, espessuras e chapas.
Geralmente, é o vidro de base utilizado de inúmeras maneiras e formas, além da possibilidade de ser processado para ser transformado em um novo tipo do produto.
Temperado
O vidro temperado passa pelo processo de têmpera, um endurecimento térmico obtido a partir do aquecimento do vidro comum até a temperatura de amolecimento e, rapidamente, esfria-lo.
Com isso, o produto fica cinco vezes mais resistente a choques térmicos ou mecânicos e é considerado como um vidro de segurança.
Além disso, quando quebra, esse tipo de produto se fragmenta em pedaços muito pequenos, com o intuito de reduzir a possibilidade de cortes e lesões.
Por fim, ainda existe o processo de têmpera química, que é a troca iônica entre o vidro e um banho de sal fundido para aumentar ainda mais sua resistência mecânica.
Refletivo
Já o refletivo é o vidro float transformado ao passar pelo processo químico de aplicação de prata em uma de suas faces.
Nesse modelo também são aplicadas camadas de tintas protetoras que geram a propriedade refletiva do vidro.
Laminado
Dentre os principais tipos de vidros, o laminado é composto por duas ou mais folhas que podem ser montadas com uma ou mais camadas de separação de plástico produzidas de PVB (polivinilbutiral) ou EVA.
Essa película interna tem a função de prender e segurar os estilhaços do vidro no caso de quebra, além de impedir a abertura de vãos. Por isso, esse modelo também é chamado de vidro de segurança.
Laminado-refletivo
Como o próprio nome diz, o vidro laminado-refletivo une as melhores qualidades dos dois compostos em um único produto.
Acústico
Os vidros acústicos são os produzidos a partir de diversas camadas com o objetivo de reduzir os ruídos externos e proporcionar melhor conforto acústico nos espaços internos.
Solar
Por fim, o vidro solar é aquele que diminui a incidência dos raios solares com o objetivo de controlar a temperatura interna dos cômodos de uma residência.
Você pode se interessar também por: 5 vantagens de investir em design de interiores
Conheça a Oyó
Agora que você já conhece os principais tipos de vidros, bem como suas utilidades, chegou o momento de contar com uma empresa especializada em reformas e, neste caso, na escolha e aplicação dos vidros.
Neste caso, a Oyó está pronta para te atender! Somos especialistas em diversos serviços. Conheça:
- Reformas em geral
- Pequenas construções
- Projetos e design de interiores
- Consultoria e planejamento
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a realizar os seus sonhos!