Vazamento de água: como identificar e o que fazer

Vazamento de água: como identificar e o que fazer

Saiba como verificar as instalações hidráulicas, realizar testes de vazamento de água e economize o seu dinheiro

Um vazamento de água em uma residência, além do prejuízo financeiro proveniente da conta de água e da necessidade de manutenção, ainda pode render diversas dores de cabeça ao proprietário no que diz respeito a obra.

Isso porque, para realizar a manutenção e consertar o vazamento, o dono precisa buscar mão de obra qualificada, comprar materiais, peças e ainda se preocupar com outras questões, como sujeira e até a possibilidade de ter impactado o vizinho do andar de baixo, no caso de apartamentos.

Vale destacar ainda que, segundo a Sabesp, um pequeno buraco de 2 milímetros no encanamento, por exemplo, desperdiça 3,2 mil litros de água em um dia.

Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre vazamento de água. Boa leitura!

Leia também: Saiba identificar os principais sinais de que está na hora de reformar a casa

Saiba o que fazer para evitar e conter um vazamento de água

Verifique o hidrômetro

O primeiro passo para evitar e conter um vazamento de água é conferir o hidrômetro. Para isso, basta deixar os registros residenciais abertos, fechar todas as torneiras e desligar os aparelhos que utilizam água. Em seguida, anote o número ou marque a posição exibida no hidrômetro.

Após uma hora, veja se o número mudou ou se o ponteiro do hidrômetro se movimentou. Caso identifique alguma alteração, existe um vazamento em sua residência.

Analise os canos vindos da rua

Em seguida, caso more em casa, é o momento de verificar os canos vindos da rua e observar se existe algum ponto de vazamento.

Neste caso, feche o registro na parede e, em seguida, abra uma torneira alimentada diretamente pelo cano da rua. Geralmente, a torneira do tanque é a opção mais viável.

Espere a água parar de sair e coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Se houver sucção da água do copo pela torneira, existe vazamento no cano vindo da rua.

Teste os canos alimentados pela caixa d’água

Agora, é o momento de testar os canos vindos da caixa d’água e, para isso, feche todas as torneiras, inclusive de boia da caixa e desligue os aparelhos que usam água.

Marque na própria caixa d’água o nível da água e observe, após uma hora, se esse nível baixou. Caso tenha baixado, existe um vazamento nos canos ou nos sanitários alimentados pela caixa da sua casa.

Observe o vaso sanitário

Por fim, teste o vaso sanitário. Para isso, jogue borra de café e veja se o produto fica depositado no fundo do vaso. Caso contrário, existe um vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Você pode se interessar também por: Conheça os principais cuidados na reforma de apartamento

Conheça a Oyó

Agora que você já sabe como identificar e o que fazer após descobrir um vazamento de água, chegou o momento de conhecer uma empresa que te ajuda com obras, seja em apartamento, seja em casa.

Neste caso, a Oyó está pronta para te atender! Somos especialistas em diversos serviços. Conheça:

  • Reformas em geral
  • Pequenas construções
  • Projetos e design de interiores
  • Consultoria e planejamento

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar com sua obra residencial!

Comments are closed.