Como economizar energia elétrica com a iluminação correta

Como economizar energia elétrica com a iluminação correta

Entenda como economizar energia elétrica a partir de boas práticas importantes para reduzir o consumo e os gastos com luz

A partir da inovação e tecnologia, é possível economizar energia elétrica com a iluminação correta e, consequentemente, também contribuir com a redução do impacto provocado ao meio ambiente, além de pagar contas mais baratas.

Nesse sentido, de acordo com levantamento da CPFL Energia, a iluminação residencial representa de 15% a 25% do valor da conta de luz.

Além disso, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o Brasil é o país com a 6ª energia mais cara do mundo, apenas atrás de Índia, Itália, Singapura, Colômbia e República Checa.

Na prática, conforme o mesmo levantamento, o custo da energia no Brasil é de R$ 402,26 por MW-h. O valor é 46% superior à média internacional, de 275,74 por MW-h.

Diante disso, preparamos esse artigo sobre como economizar energia elétrica com a iluminação correta. Boa leitura!

Saiba também: Conheça os principais tipos de vidros e suas utilidades

Conheça as melhores práticas para economizar energia elétrica com a iluminação correta

Utilize a iluminação natural

O primeiro passo sobre economizar energia elétrica com a iluminação correta é utilizar ao máximo o sol, como fonte de luz natural, para evitar passar grande parte do dia com as lâmpadas acesas nos cômodos da sua residência.

Para isso, evite o bloqueio da luz natural por cortinas, persianas e até mobiliários mais robustos, como estantes.

Além disso, pintar as paredes com cores claras ajuda a refletir melhor a iluminação do sol e melhora a luminosidade dos ambientes.

Por fim, investir na utilização de espelhos também ajuda a melhorar a iluminação dos cômodos de uma casa.

Substitua as lâmpadas da sua casa

Em seguida, também é necessário trocar as lâmpadas comuns, incandescentes e fluorescentes, pelas de LED, que são 80% mais econômicas do que as incandescentes e 30% mais econômicas do que as fluorescentes.

Tenha atenção com a manutenção dos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos, como chuveiro elétrico, geladeira e freezer, por exemplo, precisam de atenção especial no que diz respeito à manutenção preventiva.

Isso porque esses aparelhos, quando não estão em sua plenitude, passam a consumir ainda mais energia elétrica do que o comum.

Na prática, conferir a vedação da geladeira e do freezer, além da limpeza regular do filtro da máquina de lavar são práticas essenciais para garantir o bom funcionamento desses equipamentos.

Reduza o uso de equipamentos elétricos

Por fim, economizar energia elétrica também passa pelo uso consciente dos equipamentos.

Neste ponto, reduzir a utilização de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar já ajuda a diminuir a conta de luz ao final do mês.

Você pode se interessar também por: Saiba identificar os principais sinais de que está na hora de reformar a casa

Conheça a Oyó

Agora que você já sabe como economizar energia elétrica com a iluminação correta, além de outras ações para reduzir o consumo de luz, chegou o momento de colocar as dicas em prática.

Para isso, contar com uma consultoria especializada pode ser a melhor opção. Neste caso, a Oyó está pronta para te atender! Somos especialistas em diversos serviços. Conheça:

  • Reformas em geral
  • Pequenas construções
  • Projetos e design de interiores
  • Consultoria e planejamento

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a realizar os seus sonhos!

Comments are closed.